miércoles, 14 de marzo de 2012

Deportista Catalão inicia esse Sábado a maior aventura da sua vida
Cruzar 5200km pelo Brasil de Mariana a Boa Vista, sozinho de bicicleta

Eduard de Caceres Brosh começa nesse Sábado, 17 de Março de 2012, uma das maiores aventuras Catalanas no Brasil.  Eduard cruzará sozinho 7 estados brasileiros em bicicleta. Um recorrido de aproximadamente 5200 km, partindo da cidade de Mariana, em Minas Gerais, até Boa Vista, em Roraima. Cruzará por Planaltos, Serras e Planícies. Cerrados, Cerradões, e Florestas. Climas Semi-Áridos, Tropicais e Equatoriais. Além de passar por áreas endêmicas de Febre Amarela e Malária e enfrentará temperaturas que atingem os 40 ºC.


Conheça o recorrido dessa grande aventura e ajude o Eduard pelo caminho ! 
Colabore com o projeto ! clic no link
Munido de muita coragem, determinação e a famosa perseverância "tossuda" catalã (haja visto a Sagrada Família), Eduard já está no Brasil. Chegou a Belo Horizonte no princípio dessa semana, onde terminou de comprar o material necessário para sua epopéia e ontem mesmo já saiu em direção à Ouro Preto Mariana.  Depois de muito treinamento, planejamento e espera, o começo dessa emocinante travessia  se aproxima.  Sábado, 17 de Março de 2012, partirá de Mariana em direção ao seu destino final, a cidade de Boa Vista, em Roraima.  
Eduard de Caceres Brosh, é natural da cidade de Teyá, na comarca do Maresme, provincia de Barcelona. Ele tem 47 anos, é graduado em Direito, e fundador de uma companhia de seguros, a G.M.P.P. CORREDURIA D' ASSEGURANCES.
Colabora aqui link
A viagem do Eduard não tem fins lucrativos, e leva a bandeira da Intermón Oxfan, pois divulga e arrecada dinheiro para o desenvolvimento dos projetos desta ONG, como a ‘Casa da Mulher do Nordeste’ . Eduard já tem marcadas 10 palestras em escolas públicas durante o seu trajeto. E todo projeto é baseado no voluntariado e em colaborações. Visite www.ideesfixes.cat


Para quem quiser seguir as aventuras do Eduard pelo Brasil, poderão acompanha-lo através de Blog, Twitter, Facebook, YouTube, e pela página web de IDEES FIXES


Desde aqui desejamos muito boa sorte à este Dom Quixote Catalão!
Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.

Antonio Machado, Cantares.

-X-

Em uma entrevista à jornalista manaura Cynthia Blink, antes de partir para o Brasil, no seu blog "Não Tem Explicação", Eduard conta mais sobre o projeto, a sua história e expectativas, na véspera da sua viagem ao Brasil.

- Olá Eduard, tudo bem?
Sim, nervoso, mas tudo bem


-Você ainda não chegou, mas já deixou muita gente curiosa por aqui.  Explica um pouco mais desse projeto que traz você ao Brasil.
Bom, o que eu vou fazer nao é um recorde esportivo, mas um largo percurso por um Brasil que poucos europeus conhecem. Quero conhecer os brasileiros e quero contribuir para que os brasileiros conheçam um pouco do meu país também.
-Por que essa viagem também será humanitária?
O dinheiro que as pessoas doam destina-se integramente para a ONG Intermón Oxfam. Essa ONG ajuda no desenvolvimento de projetos como ‘Casa da Mulher do Nordeste’,  Eu também vou realizar uma tarefa educativa para os jovens, vou fazer 10 palestras em Escolas Estaduais.
-Como se preparou para esses três meses de pedalada que vai enfrentar?
Passamos muitas horas observando o mapa e o google earth, eu e a minha colaboradora Hendy. Eu me preparei físicamente para uma viagem muito longa, mas não para uma competição. Trabalhei as costas, a flexibilidade do corpo, e pedalei também.
-E por quê escolheu o Brasil, o que você conhece sobre o Brasil? O espera encontrar por aqui?
Eu quis fazer uma aventura em um território grande. Conheci uma brasilera, uma jovem estudante de turismo. O Brasil parece ótimo, já que não gosto de frio, só precisei aprender o português. É um país emergente muito interessante de muitos pontos de vista, humano, a natureza, modernidade, o contraste...
-Do que acha que vai sentir mais falta aí de Barcelona?
Vou sentir falta, principalmente, da minha família e amigos. Também, vou sentir falta do mar, nunca estive longe do mar por mais de um mês. Se bem que o rio Amazonas é tão impressionante quanto o mar.
-Essa é a sua primeira aventura sobre as duas rodas? Por onde já esteve com a bicicleta?
Sim. Esta é primeira grande aventura. Eu fiz alguns percursos de 4 à 5 dias na montanha, mas nunca uma coisa tão grande. Eu pratico esportes de montanha (bicicleta, corridas de montanha), só que isso é diferente.
-Vamos poder acompanha-lo em sua viagem, saber onde você está e se está bem? Como será feito esse controle?
Creio que ficarão informados! Temos um plano de viagem, dia a dia, com todas as cidades e pontos. A cada quatro dias, aproximadamente, me esperam em uma Escola Estadual. Tenho alguns contatos e amigos e vou mante-los informados todos os dias, e eles irão comunicar a todos, os que estão no Brasil e na Espanha, farão isso por meio da internet. Terei também um celular brasileiro e vou poder me comunicar também via sms.
-Uma mensagem aos brasileiros.
Eu tenho boas expctativas. Eu, como muitos, penso no Brasil como um país onde a natureza exubertante foi misturada com um planeamento feroz, onde a simpatia das pessoas mistura-se com a violência, onde a religião e modernidade convivem em um ambiente tropical. Eu acho que vou encontrar muitas pessoas que apoiam o meu projeto, futuros amigos e companheiros de viagem. Muitos ciclistas e atletas acreditam que é em um país de futebol e praia. Vou com o desejo de desfrutar, sofrer e compartilhar-os 5200 kms e não sei quantas pessoas. Obrigado!

No hay comentarios:

Publicar un comentario